Segue aberta no Museu e Arquivo Antônio Perdigão em Conselheiro Lafaiete a exposição “Tiradentes, o Animoso Alferes”, do artista plástico Oscar Araripe. Medindo três metros de altura e pintada com tinta acrílica sobre tela sintética, a obra está exposta no hall principal do museu e é formada por uma tela subdividida em três painéis, que comemoram os 267 anos de nascimento do herói e mártir da Inconfidência Mineira.

A secretária de Cultura, Mauricéia Ferreira Maia destacou que a exposição é um momento importante para a cidade, pois a tela de Oscar Araripe representa não só o alferes Tiradentes, mas o ideal de liberdade. “A nossa intenção enquanto governo municipal é trazer para a população de Lafaiete um talento e favorecer o acesso à expressão cultural”, ressaltou.

Já o artista plástico, Oscar Araripe destacou que a exposição tem por objetivo integrar o município de Conselheiro Lafaiete às cidades que já desenvolvem um trabalho que remonta a história de Tiradentes. Araripe também destacou que a sua obra retrata a semelhança do heroi da Inconfidência Mineira com Jesus Cristo. “Tiradentes e Jesus Cristo tem enormes semelhanças como a via-crucis, a traição e o mais importante de tudo, a consciência da organização e do porvir. Tanto Cristo como Tiradentes olharam o futuro e eles sabiam que estavam na direção certa”, afirmou.

A obra “Tiradentes, o Animoso Alferes” já foi exposta no Museu da Inconfidência (Ouro Preto), quando das comemorações do Bicentenário de Tiradentes, em 1992, e depois, sucessivamente, no Museu Mineiro (Belo Horizonte), Museu da República (Rio de Janeiro e na Fundação Oscar Araripe, em Tiradentes entre outros lugares.

A exposição “Tiradentes, o Animoso Alferes”, poderá ser visitada gratuitamente até o dia 27 de novembro, de 09h às 13h e de 14h às 17h, de segunda à sexta-feira, no Museu e Arquivo Antônio Perdigão.

Serviço:
O que: Exposição “Tiradentes, o Animoso Alferes”
Local: Museu e Arquivo Antônio Perdigão
Quando: Até 27 de novembro
Valor: Gratuito