Com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Desenvolvimento Social, Conselheiro Lafaiete sediará o IX FOPPIR – Fórum pela Promoção da Igualdade Racial que será realizado entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.

Segundo Nícia da Silva, uma das coordenadoras do evento, o fórum é um movimento que congrega mais de 20 (vinte) entidades que atuam na promoção da igualdade racial. A primeira edição aconteceu em 2004, envolvendo grupos de discussões em mais de 50 municípios de Minas Gerais. Para ela, o fórum será um momento importante para uma ampla discussão sobre a igualdade racial.

De acordo com a chefe de seção de Movimentos Populares da Secretaria Municipal de Cultura, Márcia Aparecida Rocha, a edição de 2013 trará a discussão acerca da ancestralidade e religiosidade do povo afro brasileiro. O tema abordará o encontro que o povo afro-brasileiro teve com a religiosidade, sendo esta uma das muitas formas de resistência a todas as atrocidades do passado.

Estima-se que cerca de 180 pessoas participarão do evento com representantes da sociedade civil organizada, do poder público e de entidades que trabalham em prol da promoção da igualdade racial.

O fórum acontecerá no Seminário “Os Padres do Trabalho”, na Casa de Formação Cardeal Cardijn, situado à rua Moacir Jose Vieira , S/N, no bairro São Dimas em Conselheiro Lafaiete.

Informações sobre o evento poderão ser obtidas pelos telefones (31) 3769-3009 e (31) 8801-0646, com Márcia.