Conselheiro Lafaiete é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil. Sua população estimada em julho de 2013 era de 123.275 habitantes, o que o torna o 22º município mais populoso do estado.

História

A origem de Conselheiro Lafaiete está diretamente ligada ao início da exploração do ouro em Minas Gerais, em fins do século XVII. Naquela época, o local era habitado por aldeamentos de índios carijós. Já em 1681, antes do ouro ser oficialmente descoberto nas Minas, bandeirantes paulistas relataram haver ali tais aldeamentos. Esses pioneiros eram um dos muitos grupos de paulistas que percorriam o território mineiro em busca de ouro ou pedras preciosas. Os índios carijós eram originários do litoral do Sul e do Sudeste brasileiro; grupos do litoral do Rio de Janeiro haviam migrado para o interior, fugindo dos brancos.

O primeiro estabelecimento fixo de brancos na região aconteceu em 1694, onde hoje é o município vizinho de Itaverava e foi um grupo de bandeirantes liderados por Bartolomeu Bueno de Siqueira. Na mesma época, foi descoberto ouro em Itaverava, assim como em Sabará, Ouro Preto, Mariana e outros locais. Conselheiro Lafaiete tornou-se importante como ponto de apoio para quem ia até Itaverava.

O desenvolvimento de Conselheiro Lafaiete também foi diretamente afetado pela abertura do Caminho Novo. O porto do Rio de Janeiro era a principal porta de saída para a exportação do ouro de Minas e também a principal de entrada para pessoas que queriam chegar até as regiões auríferas. Até 1709, o trajeto entre as minas e o Rio de Janeiro era feito via Parati, com um trajeto costeiro por mar até o Rio. Naquele ano, foi aberto o Caminho Novo, que partia do Rio e terminava na altura de Ouro Branco. A partir dali, o trajeto continuava pelo antigo Caminho Velho. Conselheiro Lafaiete era atravessada de norte a sul pelo Caminho Novo.

Naquele mesmo ano de 1709, foi instituída a freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre dos Carijós. A agricultura se desenvolveu e em meados do século XVIII a proporção de agricultores em relação a mineradores era bem maior que na maioria das outras localidades da região aurífera de Minas Gerais.

O distrito de Carijós foi criado em 1752. O município, chamado Vila Real de Queluz, foi criado em 19/09/1790, desmembrado da Vila de São José del Rei, hoje Tiradentes. Pela Lei Provincial nº. 1276, de 1866, foi elevada à categoria de cidade e em 1872 foi criada a Comarca de Queluz. O nome Conselheiro Lafaiete passou a vigorar a partir de 27 de marco de 1934, pelo Decreto Estadual n.° 11.274, em homenagem ao Conselheiro Lafayette Rodrigues Pereira, quando se comemoravam o centenário de seu nascimento.

Geografia

A localização de Conselheiro Lafaiete é estratégica; fica a poucos quilômetros dos centros consumidores do Sudeste brasileiro e próximo dos corredores de exportação Santos, Vitória e Rio de Janeiro. A vegetação predominante é o Cerrado e alguns pontos de Mata Atlântica. O clima é Tropical de altitude.

O município conta com mais de cem escolas primárias, creches, escolas de ensino fundamental e médio. Além de contar com várias escolas de nível técnico e de línguas como Number One, CCAA, Fisk, Uptime, Wizard etc. E começa a contar no próximo ano com uma unidade do SENAI e o retorno da Escola Profissional. Conselheiro Lafaiete possui quatro Instituições de Ensino Superior (FDCL, FASAR, UNIPAC e CES), um pólo municipal de ensino superior à distância em parceria com a UFMG, UFJF, UFOP, SENAC, e várias escolas de Ensino Técnico, entre elas: UEM, Escola Politécnica Ramos, Escola Técnica Municipal Os Padres do Trabalho e Eadcon, Estec e várias escolas de qualificação profissional. Considerada pólo educacional, a cidade é sede da 8ª Superintendência Regional de Ensino que abrange 18 municípios. No ano de 2009 uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e do Cefet-MG disponibilizará 125 vagas em vários cursos tais como: soldagem, autocad e caldeiraria, criando um amplo e moderno CEFET, o CEFET -LAFAIETE.

Obras

Atualmente Conselheiro Lafaiete está em pleno crescimento. Revitalização do Parque Municipal, construção de duas estações de tratamento de esgoto, um novo pronto – socorro, finalização do estádio municipal, mudança da sede da prefeitura e secretarias para um centro administrativo, criação de um corpo de bombeiros que já esta em funcionamento, mudança da UAB, construção de novas indústrias no Distrito Industrial, criação de novas avenidas e loteamentos, construção de um anel rodoviário ligando a BR-040 e a BR-482 passando pela MG-129, além de várias obras de condomínios, edifícios e casas espalhados por todas as regiões da cidade. Está com seu Distrito Industrial em expansão.

Esporte

O município possui vários campos e muitos times de futebol. Entre eles o Flamengo FC, o Meridional e etc. O estádio Municipal está sendo construído na região do bairro Novo Carijós. Conselheiro Lafaiete possui vários clubes modernos e equipados para a prática de esportes. Alguns deles são: Lafaiete Sider Clube, AABB, Clube Olimpicus, Clube Fazenda das Palmeiras, Clube Atlanta, Clube Santa Cecilia, Clube Carijós, Clube Recreativo Dom Pedro II (o maior e mais moderno da cidade e possui mais de 6500 sócios), entre outros. A cidade é sede de vários campeonatos regionais de vários esportes. Há também uma Liga de Futebol Amador. Todos os anos equipes do município particimpam do JIMI – Jogos do Interior de Minas Gerais.

Saúde

Conselheiro Lafaiete possui cinco hospitais (tendo mais de 250 leitos no ano 2000), sendo o maior e o mais bem equipado o Hospital e Maternidade São José. Possui uma policlínica municipal, vários centros de saúde, mais de 25 postos de saúde, clínicas e médicos particulares, postos odontológicos, ambulâncias, farmácias etc. O Programa Saúde da Família atende quase 100% da população lafaietense. Atualmente está sendo construído um Hospital Regional, que se localizará as Margens da Rodovia Estrada Real, próximo à FASAR . Com o novo hospital serão disponibilizados inicialmente 100 novos leitos com perspectivas para alcançar até 250 leitos.No total são 61 unidades de saúde.

Cultura

A cidade promove festivais e exposições de artes plásticas, artes cênicas, musicais, literárias e artesanato. Possui grandes danceterias, além de diversos clubes campestres. A cidade possui uma vida noturna muito importante em toda região com inúmeras Casas noturnas como: Bar da Skol, INNBOX, Espaço IELS, Iels Danceteria, DUKE PUB etc.

Literatura
Conselheiro Lafaiete possui uma academia de ciências e letras, a “ACLCL – Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette”, (www.aclcl.org.br) que conta com biblioteca própria e desenvolve projetos de Academias Mirins e Olimpíadas Literárias nas escolas. A ACLCL também promove edição de obras de acadêmicos e escritores e cientistas locais e realiza o “Concurso Literário Internacional Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete”, que premia, anualmente, escritores de língua lusófona nas seguintes categorias: Conto, Crônica, Poema e Soneto. Há, no município, várias bibliotecas, sendo a principal a Biblioteca Municipal que conta com jornais, revistas, enciclopédias, livros didáticos, livros infantins, entre outros tipos de livros.

Edifícios históricos
• Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
• Igreja de Santo Antônio
• Igreja da Passagem
• Biblioteca Antônio Perdigão
• Casa de Cultura Professora Gabriela Mendonça

Teatros e cinema
O município possui um cinema (Cine Glória) que se situa na Praça Tiradentes no Bairro Centro. Há várias equipes de teatro locais, e atualmente está sendo realizado um workshop para a produção do filme: O Escravo da Noite – Noel Rosa, que será gravado na região. Os teatros são muitos tendo como o maior e mais importante o Teatro Municipal “Placidina de Queiróz”. Além do Teatro Sebastião Troglo da FDCL – Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete.

Turismo
Ver artigo principal: Monumentos turísticos de Conselheiro Lafaiete
O município integra o circuito turístico Villas e Fazendas. Esses são os principais monumentos turísticos e históricos da cidade:

• Basílica do Sagrado Coração de Jesus
• Biblioteca Antônio Perdigão
• Casa de Artesanato Solar dos Amaral
• Casa de Cultura Professora Gabriela Mendonça
• Casa de Hóspedes da Remonta
• Centro Cultural Maria Andrade Resende
• Chafariz da Praça Barão de Queluz
• Colégio Nossa Senhora de Nazaré
• Estátua do Cristo Redentor
• Gameleira da Varginha do Lourenço
• Hospital Queluz
• Igreja de Santo Antônio
• Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
• Igreja Matriz de São Sebastião
• Igreja Nossa Senhora da Luz
• Museu e Arquivo da Cidade Antônio Perdigão
• Parque Municipal Tancredo Neves
• Praça Barão de Queluz
• Praça Tiradentes
• Ruínas da Estalagem do Lourenço
• Solar Barão do Suaçuí
• Teatro Municipal Placidina de Queiróz

Fotos da cidade Conselheiro Lafaiete

Vídeo sobre a cidade de Conselheiro Lafaiete

Mapa da cidade Conselheiro Lafaiete