Conselheiro Lafaiete está entre as 231 cidades de Minas Gerais incluídas em um alerta amarelo de chuva intensa. O aviso também abrange outros 230 municípios.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o comunicado em 1º de novembro de 2026. A previsão informada pelo órgão inclui chuva e rajadas de vento.
O alerta alcança localidades do Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha, Noroeste, região Central e Região Metropolitana de Belo Horizonte. A capital mineira não consta no comunicado.

Segundo o Inmet, há riscos associados às condições meteorológicas nas áreas atingidas. O órgão também apresentou orientações de segurança e indicou contatos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Municípios e regiões incluídos no alerta do Inmet
Entre as cidades citadas no alerta de chuva em Minas estão Governador Valadares e Montes Claros. O comunicado também menciona Teófilo Otoni e Diamantina.
A relação inclui ainda Paracatu, Janaúba e Januária. Nanuque e Almenara também aparecem entre os municípios abrangidos pelo aviso.
Esses nomes são exemplos das localidades incluídas, e não a lista completa. Segundo o Inmet, a relação integral dos municípios pode ser consultada no comunicado do órgão.
Riscos previstos e orientações de segurança à população
A previsão do Inmet indica acumulados de chuva de até 50 milímetros e ventos entre 40 e 60 km/h. Para as áreas atingidas, o órgão classifica como baixo o risco de ocorrências associadas a essas condições.
Entre os problemas possíveis estão cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso associa esses riscos à chuva intensa e às rajadas de vento previstas.
Durante rajadas, o Inmet recomenda que a população não se abrigue debaixo de árvores, devido à possibilidade de quedas e descargas elétricas. O órgão também orienta a evitar estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda.
Outra recomendação é não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Para orientações, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

